Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento da face e age através de aparelhos em todos os períodos da vida desde a infância (dentes de leite), na fase de transição (dentadura mista) e fase adulta (dentes permanentes).
Para desenvolver um plano de tratamento seu ortodontista solicita alguns instrumentos de diagnóstico como: moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias especiais.
O tratamento interceptativo atua no período de crescimento, removendo hábitos e direcionando o crescimento visando a normalidade e equilíbrio facial.
O tratamento com aparelhos fixos corrigem dentes mal posicionados em suas bases ósseas.
O tratamento ortodôntico corrige problemas como:
- Apinhamentos – ocorre quando existem dentes que não se acomodam na arcada dentária;
- Diastema – espaço entre os dentes por falhas ou dentes pequenos em relação ao tamanho da arcada;
- Desvio de linha mediana – o centro da arcada superior não coincide com o centro da arcada inferior;
- Mordida aberta – espaço anterior entre arcada superior e inferior pode ser também na lateral;
- Mordida cruzada – numa mordida normal a arcada superior envolve a inferior. É considerada mordida cruzada quando os dentes inferiores ficam para fora e os superiores para dentro no encaixe. Pode ocorrer somente na região anterior, ou na posterior ou em toda a arcada.
- Sobremordida profunda – caracterizada por um excesso vertical da região anterior, os dentes superiores anteriores recobrem quase 100% dos dentes inferiores.
A ortodontia em conjunto com a cirurgia ortognática corrigem problemas que não são exclusivamente intra bucais, pois a face também foi comprometida durante o crescimento. Os resultados são bastante satisfatórios tanto na oclusão dental quanto na harmonia facial.