A cirurgia ortognática é um tipo de correção cirúrgica dos ossos da mandíbula e maxila, que permite o correto posicionamento dos maxilares. Em associação com o tratamento ortodôntico permite uma correta solução das maloclusões dentárias especialmente nos casos mais severos. De acordo com o grau do problema, a cirurgia varia de pequenas movimentações de grupos de dentes até a movimentação completa da mandíbula e maxila.
O objetivo destes procedimentos conjuntos, ortodônticos e cirúrgicos, é a correção das deformidades dentofaciais e o estabelecimento de um equilíbrio entre os dentes, os ossos de sustentação e as estruturas faciais vizinhas (língua, lábios e bochechas) melhorando o aspecto facial.
A cirurgia está indicada quando há um reconhecimento da impossibilidade da execução do tratamento ortodôntico isolado, o que resultaria em instabilidade e desequilíbrio ósseo-dentário.
A cirurgia ortognática é realizada durante uma determinada fase do tratamento ortodôntico. A correção de uma maloclusão pelo tratamento conjunto requer uma equipe multidisciplinar, composta pelo ortodontista, pelo dentista clínico, pela equipe médica e pelo cirurgião buco-maxilo-facial. O ortodontista e o cirurgião devem trabalhar em relação próxima, formulando o correto diagnóstico, coordenando o tratamento e o acompanhamento do caso em longo prazo.
Durante o tratamento ortodôntico pré-operatório, os aparelhos tem por função preparar as arcadas dentárias para o procedimento cirúrgico. Este estágio de preparação leva vários meses, dependendo do grau da deformidade. Freqüentemente, quando os dentes estão alinhados, a deformidade fica mais intensa, no entanto, é uma fase temporária que visa permitir um melhor resultado cirúrgico.
Somente o acompanhamento próximo do caso, vai indicar o momento oportuno para a cirurgia. Radiografias, fotografias e modelos de gesso, serão então, novamente realizados da mesma forma que no início do tratamento ortodôntico agora para o estudo e planejamento cirúrgico.
Normalmente os problemas que necessitam este tratamento conjunto, ortodôntico e cirúrgico, estão relacionados com o excesso ou falta de desenvolvimento da maxila ou mandíbula, ou dos dois ossos juntos.
O planejamento cirúrgico demanda de uma série de procedimentos que englobam a análise cefalométrica análise facial estudos predictivos e cirurgia dos modelos portanto o profissional necessita ter conhecimentos odontológicos para sua realização.